Orquestra Sol do Amanhã
A Orquestra Sol do Amanhã, criada em 2017, é um projeto social, cultural e de capacitação profissional, com metodologia de ensino coletivo de cordas. Conta com a participação de estudantes, servidores da UFV e membros da comunidade viçosense.
O projeto possui três turmas, totalizando aproximadamente 80 integrantes.
São duas horas de ensaio coletivo, duas vezes por semana, na Casa UFV de Música, Vila Giannetti, Casa 02, Campus Viçosa. Além disso, são oferecidas aulas de teoria musical, além de monitorias para os instrumentistas em horários definidos no início de cada semestre. Estas aulas são em horário diferente dos ensaios coletivos. Todas as aulas, individuais e em grupos, são gratuitas. As apresentações da Orquestra Sol do Amanhã são realizadas em espaços de acesso público, sem cobrança de ingresso.
O curso é dividido em duas partes:
- Aulas de teoria musical;
- Aulas que compõem o Núcleo Prático, que são: cursos de instrumentos musicais como violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, além de prática de orquestra, com 2 ensaios semanais e treinos individuais.
O projeto Orquestra Sol do Amanhã demonstra que educar musicalmente proporciona aos seus integrantes uma compreensão progressiva da linguagem musical proporcionando ainda a integração da UFV com a comunidade por meio de atividades artísticas. Além disso, este projeto pode criar condições para que os instrumentistas sejam protagonistas de suas vidas, uma vez que irá oferecer atividades que possibilitem aflorar sua criatividade. Acredita-se também que oferecer capacitação musical prática e teórica para as pessoas é uma das formas de contribuir com o desenvolvimento e a melhoria da sua qualidade de vida. Este projeto traz uma oportunidade aos integrantes em se aperfeiçoar na área musical e que não tiveram outra possibilidade de inclusão neste meio cultural.
A “Orquestra Sol do Amanhã” é uma realização da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PEC), da Divisão de Assuntos Culturais (DAC), e da Casa UFV de Música. Em anos anteriores contou com a parceria da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa MG (CMDCA), Instituto Viva Cidadania, Buffet Foodleve e da Viação União.